Doença auto-imune

Nem sempre o seu organismo está ao seu favor.

  Olá meus amores, tudo bom? Como prometido nesse post irei falar um pouco sobre doenças auto-imunes em geral e o que é a minha em específico. Espero que gostem do post.
   Entenda o que é imunidade: seu sistema fisiológico tem um grupo de células defensoras do organismo, mais comumente chamadas de glóbulos brancos ou linfócitos. Os linfócitos são classificados de diferentes maneiras, mas basicamente quando ele vê uma bactéria ou um microorganismo que ele não reconhece como do seu corpo, ele ataca para matá-lo. Sabemos que nem sempre seus linfócitos conseguem combater um problema, mas na maioria dos casos, quando ele combate ele cria uma espécie de antígeno para aquele problema.
   Explicando melhor, e mais prático, vamos citar o exemplo de uma gripe. A gripe tem um vírus específico que ao entrar no seu corpo lhe faz espirrar, ter febre, produzir secreções e etc. Quando você é bebê, seu corpo tem o primeiro contato com esse vírus. Logo depois seu corpo cria uma defesa para esse vírus, vamos chamá-los de "linfócitos atchim".
Caso você gripe de novo na vida, os "linfócitos atchim" são ativados para combater a gripe. O que é muuuuito mais fácil.
   Entenda o que é uma doença auto-imune: Como explicado acima, a imunidade vem do contato com um vírus ou bactéria externa, produzindo um anticorpo. Mas e quando você não tem nada e seu corpo reconhece um problema?!
    Para ficar mais fácil, vou explicar a minha doença. No meu caso, o meu corpo, os linfócitos do meu corpo, não reconhecem a minha glândula da tireoide como uma parte do "bem", digamos assim. Eles percebem as células da tireoide como um invasor e tentam destruí-la a qualquer custo. Doença auto-imune nada mais é do que o seu próprio corpo tentando destruir uma parte de si mesmo,achando que é um invasor/ algo diferente.
  Como as doenças auto-imunes são tratadas: a maioria delas não tem cura. No meu caso o médico achou melhor usar remédio já que a minha glândula da tireoide ainda produz hormônio. Mas se for um caso muito grave, a pessoa prefere retirar aquela parte do corpo. Quando não tem como retirar, o jeito é tratar o resto da vida a base de remédios.
Outras doenças auto imunes: artrose, artrite reumatoide, esclerose lateral amiantrófica, osteoporose e outras....


Espero que goste do post. Se gostarem, comentem. Beijos :*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testei e aprovei! Kolene de manga

Novo dia + Metas novas + Fones antigos

Cafeína: Porque parei de tomar?